
O WhatsApp anuncia no Brasil um novo recurso para pagamentos direto no aplicativo, disponível Android e IOS.
O WhatsApp Pagamentos promete “substituir” as maquininhas de cartão. Além de aumentar a praticidade de pagamento e melhoras a experiência dos seus clientes pode, como consequência, aumentar o número de atendimentos.
Se você atende com massagem expressa em locais externos, por exemplo, com certeza já escutou aquela frase de “esqueci o cartão/dinheiro”? As chances são de que isso vai diminuir com essa nova funcionalidade!
Usuários de contas pessoais ou comerciais do WhatsApp agora podem enviar e receber dinheiro com o Facebook Pay. O recurso estava em teste fora do país no começo de 2020 e agora, seres de luz, esse recurso chegou para nós.
Ele será disponibilizado aos poucos nas próximas semanas. Por isso, talvez ainda não tenha essa funcionalidade aparecendo para você – segura o coração que logo vai estar.
Para usufruir da ferramenta é necessário configurar um cartão de débito ou crédito atrelada a uma empresa (“banco”) parceira do Facebook Pay. Ou seja, nesse início poderá usufruir da ferramenta apenas quem tiver o serviços dessas empresas – você logo saberá quais são eles.
1. O que é o WhatsApp Pagamentos?

O WhatsApp Pagamentos é um novo recurso para transferências de dinheiro no WhatsApp. Ela vai permitir que você receba dinheiro diretamente nele.
É necessário configurar um cartão de débito ou crédito na plataforma para utilizar o serviço de pagamentos do WhatsApp.
O recurso também não cobra taxas de serviço dos usuários – exceto no caso do WhatsApp Business que você verá mais à frente. Além disso, há uma área dedicada à consulta dos pagamentos. Dessa forma, é possível analisar o que você pagou ou, melhor ainda, o que recebeu.
Cada vez mais o WhatsApp está se tornando completo e cheio de recursos. Maravilha, né?
2. O que é o Facebook Pay?
O Facebook Pay é um recurso para pagamentos oferecido pelo Facebook, (lembre: o WhatsApp é do Facebook).
Portanto, há integração entre as plataformas, não precisa ter uma conta no Facebook para utilizar o Facebook Pay no WhatsApp: basta configurar o recurso no mensageiro.
Na prática, Facebook Pay e WhatsApp Pay são a mesma coisa. Um é usado no WhatsApp e outro pode ser usado no Facebook e Messenger.
3. Como funciona o WhatsApp Pagamentos?
Para usuários de contas pessoais (o que não recomendo que você seja. É importante para sua estratégia profissional um WhatsApp Comercial), o WhatsApp mantém o limite de R$ 1 mil reais por transação.
Podem ser realizadas até 20 transações por dia, mas os valores de transferência não podem ultrapassar R$ 5 mil por mês (problema bom de se ter, né?).
O WhatsApp também não cobra tarifas pelas transferências entre contas pessoais, mas atenção: para as empresas cadastradas no WhatsApp Business, não há limite nos valores de transações, contudo é cobrada uma taxa de 3,99% por vendas – basicamente o mesmo preço do cartão ou cobrança on-line pelo PagSeguro.

As transações aparecem no extrato bancário como “FBPAY *WA” ou “FBPAY -WA”, seguido pelo nome de quem recebeu o dinheiro. Exemplo: “FBPAY-WA Bruno Fontana”.
É possível conferir o histórico de pagamentos pelo WhatsApp para conferir o status das transferências, com indicações como “Solicitado”, “Processando”, “Pendente”, “Efetuado”, “Não efetuado” e “Expirado”. Assim você controla quem pagou e não pagou.
As transferências entre contas pessoais só poderão ser realizadas por meio de cartões de débito.
Apenas empresas que usam o WhatsApp Business poderão aceitar cartão de crédito. Para isso é necessário configurar o Facebook Pay para “Receber Pagamento”. Importante: WhatsApp Web não recebe esse recurso. Apenas o smartphone.
4. Como enviar dinheiro pelo WhatsApp Pagamento?
O recurso de pagamentos pode ser feito por cartão de crédito ou débito com bandeiras Visa ou Mastercard.
Os bancos parceiros são, até o momento (18/06/2020), o Nubank, Banco do Brasil e Sicredi.
Configure o WhatsApp Pay diretamente no seu Whats (veja o passo a passo no vídeo). Em seguida, toque sobre o clipe de anexar e, em “Pagamentos”, adicione o valor referente para enviar ou pagar. Para finalizar a transferência, toque sobre “Pagar” e confirme o seu PIN do Facebook Pay.
Também é possível enviar ou solicitar pagamentos em grupos, nesse caso, todos os membros do grupo terão acesso às informações sobre o pagamento, incluindo o valor. Em casos de combos família, atendimentos domiciliares, isso cai super bem!
Para que os outros membros não vejam dados sobre o pagamento, o ideal é encaminhá-los em uma conversa privada.
5. Como receber dinheiro pelo WhatsApp
O dinheiro recebido só poderá ser aceito quando o Facebook Pay for configurado no WhatsApp, o que pode ser feito em “Configurações” > “Ajustes” > “Pagamento”.
Se o Facebook Pay já estiver configurado, toque sobre “Aceitar pagamento” e o valor recebido será transferido para a conta do banco associada ao cartão de débito.
6. WhatsApp Pay para quem tem WhatsApp Business
Você pode – e deve – vender produtos e serviços através da plataforma, o que pode garantir maior praticidade nas vendas pelo app.
Para receber pagamentos pelo aplicativo, o primeiro passo também consiste em configurar o Facebook Pay, além de criar ou conectar uma conta Cielo e fornecer os dados da conta bancária para recebimento dos valores correspondentes – isso você criará na hora da integração, fique tranquilo.
Para configurar o Facebook Pay no WhatsApp Business, vá em “Configurações”, “Pagamentos”, “Serviços” e, por último “Facebook Pay”. Selecione “Receber pagamentos por vendas” e toque em “Continuar” – abaixo há o tutorial em vídeo.
Depois de aceitar os termos de serviço de uso do app, crie ou conecte uma conta Cielo e insira todos os dados pedidos.
Todas as transações são realizadas pela Cielo, por isso é necessário ter uma conta cadastrada. O processo de verificação da conta bancária pode durar 3 dias. Os pagamentos realizados por clientes são transferidos da conta Cielo para a conta bancária em até dois dias úteis.
Também não há limite de pagamentos para vendas realizadas pelo WhatsApp Business, mas há a cobrança de uma taxa fixa em 3,99% sobre o valor de cada transação realizada.
7. Desafios do WhatsApp Pagamentos
Normalmente é necessário um tempo para que uma nova funcionalidade seja integrada ao dia a dia do usuário. Ou seja, talvez haja uma resistência inicial em relação a usar ou não o WhatsApp para efetivar pagamentos.
Caso o cliente prefira outro meio de pagamento, acolhe e aceite. É importante que você tenha versatilidade nesse sentido. Aceite pagamentos por links online, máquina de cartão, transferência bancária e dinheiro.
Dessa forma você disponibiliza ao seu cliente maior conforto na hora de fazer o investimento. Em atendimentos externos, em eventos, parceiros ou parques essa diversidade de opções de pagamentos pode ser determinante para o resultado final.

Créditos: post inspirado no artigo PEGN