fbpx

Receba pelo WhatsApp: novo recurso WhatsApp Pay

por Bruno Fontana | |

O WhatsApp anuncia no Brasil um novo recurso para pagamentos direto no aplicativo, disponível Android e IOS.

 O WhatsApp Pagamentos promete “substituir” as maquininhas de cartão. Além de aumentar a praticidade de pagamento e melhoras a experiência dos seus clientes pode, como consequência, aumentar o número de atendimentos.

Se você atende com massagem expressa em locais externos, por exemplo, com certeza já escutou aquela frase de “esqueci o cartão/dinheiro”? As chances são de que isso vai diminuir com essa nova funcionalidade!

Usuários de contas pessoais ou comerciais do WhatsApp agora podem enviar e receber dinheiro com o Facebook Pay. O recurso estava em teste fora do país no começo de 2020 e agora, seres de luz, esse recurso chegou para nós.

Ele será disponibilizado aos poucos nas próximas semanas. Por isso, talvez ainda não tenha essa funcionalidade aparecendo para você – segura o coração que logo vai estar.

Para usufruir da ferramenta é necessário configurar um cartão de débito ou crédito atrelada a uma empresa (“banco”) parceira do Facebook Pay. Ou seja, nesse início poderá usufruir da ferramenta apenas quem tiver o serviços dessas empresas – você logo saberá quais são eles.

1. O que é o WhatsApp Pagamentos?

WhatsApp Pagamento para Massoterapeutas

O WhatsApp Pagamentos é um novo recurso para transferências de dinheiro no WhatsApp. Ela vai permitir que você receba dinheiro diretamente nele.

É necessário configurar um cartão de débito ou crédito na plataforma para utilizar o serviço de pagamentos do WhatsApp.

O recurso também não cobra taxas de serviço dos usuários – exceto no caso do WhatsApp Business que você verá mais à frente. Além disso, há uma área dedicada à consulta dos pagamentos. Dessa forma, é possível analisar o que você pagou ou, melhor ainda, o que recebeu.

Cada vez mais o WhatsApp está se tornando completo e cheio de recursos. Maravilha, né?

2. O que é o Facebook Pay?

O Facebook Pay é um recurso para pagamentos oferecido pelo Facebook, (lembre: o WhatsApp é do Facebook).

Portanto, há integração entre as plataformas, não precisa ter uma conta no Facebook para utilizar o Facebook Pay no WhatsApp: basta configurar o recurso no mensageiro.

Na prática, Facebook Pay e WhatsApp Pay são a mesma coisa. Um é usado no WhatsApp e outro pode ser usado no Facebook e Messenger.

3. Como funciona o WhatsApp Pagamentos?

Para usuários de contas pessoais (o que não recomendo que você seja. É importante para sua estratégia profissional um WhatsApp Comercial), o WhatsApp mantém o limite de R$ 1 mil reais por transação.

Podem ser realizadas até 20 transações por dia, mas os valores de transferência não podem ultrapassar R$ 5 mil por mês (problema bom de se ter, né?).

O WhatsApp também não cobra tarifas pelas transferências entre contas pessoais, mas atenção: para as empresas cadastradas no WhatsApp Business, não há limite nos valores de transações, contudo é cobrada uma taxa de 3,99% por vendas – basicamente o mesmo preço do cartão ou cobrança on-line pelo PagSeguro.

As transações aparecem no extrato bancário como “FBPAY *WA” ou “FBPAY -WA”, seguido pelo nome de quem recebeu o dinheiro. Exemplo: “FBPAY-WA Bruno Fontana”.

É possível conferir o histórico de pagamentos pelo WhatsApp para conferir o status das transferências, com indicações como “Solicitado”, “Processando”, “Pendente”, “Efetuado”, “Não efetuado” e “Expirado”. Assim você controla quem pagou e não pagou.

As transferências entre contas pessoais só poderão ser realizadas por meio de cartões de débito.

Apenas empresas que usam o WhatsApp Business poderão aceitar cartão de crédito. Para isso é necessário configurar o Facebook Pay para “Receber Pagamento”. Importante: WhatsApp Web não recebe esse recurso. Apenas o smartphone.

4. Como enviar dinheiro pelo WhatsApp Pagamento?

O recurso de pagamentos pode ser feito por cartão de crédito ou débito com bandeiras Visa ou Mastercard.

Os bancos parceiros são, até o momento (18/06/2020), o NubankBanco do Brasil e Sicredi.

Configure o WhatsApp Pay diretamente no seu Whats (veja o passo a passo no vídeo). Em seguida, toque sobre o clipe de anexar e, em “Pagamentos”, adicione o valor referente para enviar ou pagar. Para finalizar a transferência, toque sobre “Pagar” e confirme o seu PIN do Facebook Pay.

Também é possível enviar ou solicitar pagamentos em grupos, nesse caso, todos os membros do grupo terão acesso às informações sobre o pagamento, incluindo o valor. Em casos de combos família, atendimentos domiciliares, isso cai super bem!

Para que os outros membros não vejam dados sobre o pagamento, o ideal é encaminhá-los em uma conversa privada.

Como enviar dinheiro pelo WhatsApp Passo a Passo

5. Como receber dinheiro pelo WhatsApp

O dinheiro recebido só poderá ser aceito quando o Facebook Pay for configurado no WhatsApp, o que pode ser feito em “Configurações” > “Ajustes” > “Pagamento”.

Se o Facebook Pay já estiver configurado, toque sobre “Aceitar pagamento” e o valor recebido será transferido para a conta do banco associada ao cartão de débito.

6. WhatsApp Pay para quem tem WhatsApp Business

Você pode – e deve – vender produtos e serviços através da plataforma, o que pode garantir maior praticidade nas vendas pelo app.

Para receber pagamentos pelo aplicativo, o primeiro passo também consiste em configurar o Facebook Pay, além de criar ou conectar uma conta Cielo e fornecer os dados da conta bancária para recebimento dos valores correspondentes – isso você criará na hora da integração, fique tranquilo.

Para configurar o Facebook Pay no WhatsApp Business, vá em “Configurações”, “Pagamentos”, “Serviços” e, por último “Facebook Pay”. Selecione “Receber pagamentos por vendas” e toque em “Continuar” – abaixo há o tutorial em vídeo.

Depois de aceitar os termos de serviço de uso do app, crie ou conecte uma conta Cielo e insira todos os dados pedidos.

Todas as transações são realizadas pela Cielo, por isso é necessário ter uma conta cadastrada. O processo de verificação da conta bancária pode durar 3 dias. Os pagamentos realizados por clientes são transferidos da conta Cielo para a conta bancária em até dois dias úteis.

Também não há limite de pagamentos para vendas realizadas pelo WhatsApp Business, mas há a cobrança de uma taxa fixa em 3,99% sobre o valor de cada transação realizada.

Como aceitar pagamento pelo WhatsApp

7. Desafios do WhatsApp Pagamentos

Normalmente é necessário um tempo para que uma nova funcionalidade seja integrada ao dia a dia do usuário. Ou seja, talvez haja uma resistência inicial em relação a usar ou não o WhatsApp para efetivar pagamentos.

Caso o cliente prefira outro meio de pagamento, acolhe e aceite. É importante que você tenha versatilidade nesse sentido. Aceite pagamentos por links online, máquina de cartão, transferência bancária e dinheiro.

Dessa forma você disponibiliza ao seu cliente maior conforto na hora de fazer o investimento. Em atendimentos externos, em eventos, parceiros ou parques essa diversidade de opções de pagamentos pode ser determinante para o resultado final.

Créditos: post inspirado no artigo PEGN