fbpx

Quick Massage: O Guia Completo Para Profissionais [2020]

por Bruno Fontana | | , , ,

Muitos profissionais nos procuram com a dúvida: como trabalhar com quick massage e o que devo considerar?

Para ajudar você nessa jornada decidimos criar um Guia Completo com absolutamente tudo. Você tomará melhores decisões e não jogará tempo e dinheiro fora depois desse conteúdo.

A escolha da formação é o primeiro passo. Há segredos do mercado de massagem expressa que ninguém te contou até hoje. Você saberá aqui e agora absolutamente tudo que precisa saber.

O que é a Quick Massage

O termo “quick massage” significa massagem rápida. É uma modalidade nascida a partir da necessidade de realizar um serviço terapêutico em pouco espaço e ter mais mobilidade para trabalhar.

Foi uma inovação dos anos 80 feita pelo terapeuta David Palmar que uniu técnicas de outras massagens, como a Anmá e Shiatsu. Ambas abordagens orientais de massagem.

O Palmer fez um “bem bolado” com as técnicas e adaptou o atendimento em uma cadeira especial. Nessa época ainda não era a tradicional cadeira de Quick Massage.

Quando a Quick Massage ganhou força

Em 1984 a coisa ficou séria. A Quick Massage ganhou notoriedade após começar os atendimentos na Apple. A Apple, na época, estava criando o primeiro computador de mão. A carga horária de trabalho chegou a 90 horas semanais – para você ter ideia, hoje o máximo permitido é 44. O pessoal da Apple estava alucinado de tanto trabalho!

Muitos afastamentos e adoecimentos aconteceram devido à pressão e carga horária de trabalho. Até hoje acontece em muitas empresas em proporções menores, está aí uma grande oportunidade que falarei mais à frente.

Nesse contexto workaholic, com o pessoal trabalhando duro, Palmer levou a Quick Massage para lá. Os 400 funcionários tinham direito a um atendimento semanal de 15 minutos. Gradualmente houve menos afastamentos e maior ganho na produtividade das equipes da Apple.

O resultado foi tão positivo que outras empresas decidiram implantar os atendimentos de Quick Massage também. Foi aí que a prática expandiu e virou o que é hoje.

Existe uma grande oportunidade nesse mercado que ainda está oculta aos olhos da maioria dos massoterapeutas. Escolher o seu curso de quick massage é o primeiro passo.

Quais os Benefícios da Quick Massage

Existem benefícios para o profissional, cliente e para empresa. Você vai ter acesso agora ao que nenhum outro canal abordou: os benefícios da massagem expressa para todos os perfis envolvidos no trabalho.

Benefícios para o profissional

1) Serviço de entrada

Existem formas inteligentes de trabalhar o seu mix de serviços, que nada mais é do que os serviços que você oferece. É importante ter serviços de entrada. São mais baratos e podem servir para chamar a atenção de pessoas que ainda não se sentem a vontade para investir um valor maior. Os serviços de entrada servem para atrair quem ainda não está disposto a pagar mais.

2) Mobilidade para atendimento

A cadeira de quick massage é mais versátil que a maca de massagem. Quando eu comecei empreendendo na massoterapia, antes mesmo de fundar a River Sense, em amarrava a cadeira de massagem na moto – sim, você leu certo.

3) Necessidade de pouco espaço

Você pode levar a cadeira de massagem para praticamente qualquer lugar. Quando eu fazia a linha de frente nos atendimentos aqui da River Sense eu atendia em escritórios com espaços minúsculos. Isso traz maior flexibilidade para vender a massagem.

4) Aceitação do público

Um grande benefício em fazer o curso de quick massage, É uma prática bastante conhecida e que possui uma barreira de entrada muito baixa. Barreira de entrada é o quando alguém tem que pensar para decidir se faz ou não um atendimento. Por ser rápido, razoavelmente barato e sem a necessidade de tirar roupa se torna praticamente impossível dizer não.

5) Prospecção de novos clientes

Se você acompanha a River Sense sabe a importância de o massoterapeuta ser ativo na prospecção de novos clientes. Apenas entregar cartões é o primeiro passo para o suicídio profissional. A quick massage traz essa possibilidade ampliada pelo fato de ser possível o atendimento de várias pessoas em um curto espaço de tempo.

6) Ampliação de oportunidades

Quanto mais pessoas você conhece e mais pessoas conhecem o seu serviço, mais oportunidades você terá como profissional massoterapeuta. Com a quick massage é possível conhecer mais pessoas e atender mais pessoas. O que aumenta as chances de você vender outros serviços como massagem relaxante, terapêutica ou estética de uma hora.

7) Atendimento de grupos

É complicado atender 5 pessoas de uma vez só no home care. A última pessoa a ser atendida terá que esperar 4 horas para receber o atendimento. Com o atendimento de quick massage é muito mais simples de atender um grupo de pessoas.

8) Contratos com empresas

O mais comum quando o massoterapeuta quer fazer um curso de quick massage. A nossa principal frente aqui na River Sense é essa. O atendimento em empresas está ainda engatinhando no Brasil e é uma grande tendência.

Quanto mais se amplia a consciência sobre qualidade de vida no trabalho, mais esses serviços serão procurados. Nós já atendemos grandes empresas como Sicredi, Humanize, Moinhos Fitness, Facta, entre outras.

Benefícios para o cliente

1) Atendimento rápido

A falta de tempo não é uma desculpa quando falamos de quick massage. O atendimento se encaixa praticamente em qualquer intervalo durante o dia. Pode acontecer sem a necessidade de outros processos, como tirar a roupa, desarrumar cabelo ou passar creme para massagem.

2) Preço mais acessível

As pessoas que estão inseguras em investir na massagem podem se sentir mais seguras em conhecer o seu trabalho através de uma opção mais barata. Ou até mesmo àquelas que não possuem dinheiro o suficiente podem aderir.

3) Trabalho em pontos específicos do corpo

As maiores queixas para buscar massoterapia normalmente giram em torno dos ombros, trapézio, cervical e lombar. Todas essas demandas são trabalhadas em um atendimento. Quando feito por um profissional qualificado e que tenha feito um curso de quick massage.

4) Recorrência de atendimento

Muitas vezes o cliente não consegue manter um atendimento de uma hora uma vez por semana. Com a quick massage isso é muito mais fácil. Ele pode receber atendimentos mais vezes e manter uma recorrência em seu tratamento.

5) Relaxamento profundo

O método que conhecemos que mais entrega esse relaxamento é o Método River, um upgrade da quick massage. Porém, profissionais com qualidade também entregam resultados bastante interessantes com a quick massage tradicional.

6) Menos íntimo

Muitas pessoas têm vergonha de fazer um atendimento de massagem na maca. Para essas pessoas a Quick Massage é uma ótima opção de entrada.

Benefícios para empresas

1) Aumento de produtividade

Toda empresa pensa em produtividade. Pessoas estressadas produzem menos. Há estudos que associam a baixa de produtividade com o aumento de horas trabalhadas. A massagem contribui para ligar o “botão neutro” e dar uma energia extra. Muitas empresas cobram os certificados do curso de quick massage para garantir a qualidade.

2) Diminuição de afastamento de colaboradores

Para uma empresa não há coisa pior do que pagar colaboradores para ficarem em casa, afastados do trabalho. Isso gera um grande prejuízo e é um ótimo argumento de venda na hora de conseguir um contrato com empresas.

3) Fortalecimento da cultura empresarial

Benefícios educacionais são bem populares nas boas empresas. Porém, os colaboradores já entenderam que muitas vezes a empresa que investe na educação quer funcionários que gerem mais dinheiro.

Quando a empresa verdadeiramente investe no que o funcionário deseja (como massagem) há um fortalecimento da cultura do negócio.

4) Campanha de endomarketing

Endomarketing é o “marketing para o colaborador”. São as campanhas que as empresas fazem para fortalecer o relacionamento com o colaborador e obter melhores resultados através de equipes mais felizes e comprometidas. A massagem expressa entra nisso.

5) Colaborador se sentir parte da empresa

Só há uma forma do colaborador se sentir parte da empresa: a empresa vestir a camiseta do colaborador e gerar ações pensando no bem dele. Nossa experiência atendendo a Facta, uma das maiores financeiras do Brasil, demonstrou isso na prática.

Uma funcionária disse: “agradeço a minha empresa por ter me proporcionado isso”.

6) Preço de um almoço

Antigamente não havia benefícios como vale refeição, auxílios, sextas básicas, entre outros. Esses benefícios foram sendo implantados no mundo dos negócios. Para médias e grandes empresas o investimento da massagem é completamente possível: é o preço de um almoço.

Onde posso trabalhar com Quick Massage

Nesse momento você já deve estar imaginando em quais lugares pode trabalhar. Desde academias a praças, com a massagem expressa na cadeira você pode trabalhar em diversos lugares.

Em aulas e palestras que ministro em instituições como Instituto Mix, SEG, SENAC entre outras, sempre abordo o protagonismo e a criatividade como fatores determinantes.

Você pode levar a massagem expressa para lugares comuns: chamo esses lugares de “dentro da caixa”. São academias, clínicas, domicílio, escritórios, entre outros.

Você pode levar para lugares incomuns: chamo esses lugares de “fora da caixa”. São parques, praças, supermercados, cafés, restaurantes, pets, festas comuns de aniversário, comemorações. Use a criatividade.

Mais importante do que o lugar em si é a atitude de aprender sobre seu marketing pessoal e a se vender como profissional massoterapeuta.

Entenda: fazer massagem é apenas um dos trabalhos que você tem pela frente. Aprender a fazer seu marketing e prospectar novos clientes é o restante do trabalho.

Locais que você pode fazer quick massagem:

1) Quick massagem em shopping

Se você tem o sonho de empreender é possível levar a quick massagem para shoppings. O aluguel de shopping é normalmente cobrado por metro quadrado e depende muito de um shopping para outro.

2) Quick massagem em parques

Para usar o espaço público com fins comerciais é necessário alvará da prefeitura. Muitos profissionais atendem sem alvará e não possuem problema algum, nem sequer recebem alguma notificação.

3) Quick massagem em condomínios

Os condomínios são ótimos para o trabalho de quick massage pela aglomeração de pessoas no mesmo lugar. É importante considerar bem o dia e horário para obter o maior resultado possível. Em alguns casos o contato direto com o síndico já é o suficiente, em outros é necessário conversar com a imobiliária.

4) Quick massagem em galerias

Parecido com os shoppings. As galerias são uma ótima oportunidade para quem quer empreender. Caso você não tenha o desejo de locar um espaço, é possível oferecer seu trabalho para os lojistas. Atender os clientes dos lojistas também é uma possibilidade.

5) Quick massagem em salas de espera

O serviço pode ser feito normalmente a partir de 10 minutos. Pode estar presente na “sala do cafezinho” e em salas de espera. Depende do público e do o tempo em que as pessoas esperam no local.

6) Quick massagem em hotéis

Imagine hóspedes chegando para uma viagem a passeio ou profissional. Quem está a passeio deseja aproveitar a viagem e está mais propenso a investir em experiência. Quem está a trabalho normalmente está correndo mais e tem menos tempo. Ambos casos se encaixam perfeitamente com a massagem expressa.

Hotéis menores são menos burocráticos e simples. Hotéis maiores costumam exigir mais. Você pode apresentar um projeto bem elaborado para ambos.

7) Quick massagem em empresas

Talvez esse seja o maior motivo para a procura do curso de quick massage. O atendimento de massagem em empresas está crescendo e promete não retroceder. Atendimentos empresariais podem servir também como uma fonte de renda fixa.

Quanto ganha um massoterapeuta que trabalha com Quick Massage

Quanto ganha um massoterapeuta é uma dúvida muito comum. Na hora de escolher a sua profissão a maioria das pessoas considera as possibilidades de retorno. A consideração é essencial, porém, há pontos que você precisa se ater.

Em alguns sites que falam sobre massagem trazerem números de R$1.500,00 a R$8.000,00 para massoterapeutas contratados no regime CLT. Sinceramente, nós da River Sense nunca encontramos sequer 1 massoterapeuta que ganhasse mais de R$R$2.500,00 no regime CLT.

Os sites de emprego costumam divulgar vagas para massoterapeutas com o salário de R$997,00 a R$2.000,00. Essa é a média salarial da categoria. Agora talvez você esteja se perguntando: “Bruno, e a história de massoterapeutas ganharem R$5.000,00 ou mais por mês?”.

Massoterapeutas podem ganhar R$5.000,00 ou mais, sim. O veículo que você deve escolher para chegar nesse objetivo é o trabalho autônomo ou em parcerias com espaços. A quick massage possibilita que atendimentos sejam feitos fora do contexto clínico – o que aumenta as possibilidades.

A chave de ouro da equação será sempre as suas habilidades e desenvolvimento profissional. Quanto mais conhecimento absorver e quanto melhor fazer o seu marketing, mais resultados terá.

Um exemplo real:

Eu atendia 17 locais com o Método River, o método de massagem expressa desenvolvido por mim com base em neurociência. Cada turno e dia da semana estava em um local diferente. Faturava, em média, R$280,00 a R$350,00 por turno em cada local. Cheguei a resultados superiores a R$8.000,00 por mês.

Isso é totalmente possível para você. Desenvolva as habilidades e características necessárias.

Massoterapeuta CLT vs Massoterapeuta Investidor

Qual o preço que posso cobrar com quick massage

Quando se fala de serviço o preço é sempre uma variável. Muita coisa entra em jogo na hora de precificar. A formação profissional, o diferencial profissional, percepção de valor dos seus clientes, quais resultados entrega, onde atende, entre tantos outros pontos.

É importante considerar alguns fatores externos e estratégicos da precificação. O preço também diz respeito ao tipo de público que você trabalha.

Um fator importante é ter mais de um meio de pagamento. Por ser um atendimento expresso, quanto mais rápido for a cobrança, melhor. Tenha troco em dinheiro, máquina de cartão ou use o próprio WhatsApp para cobrar seus clientes.

Normalmente os profissionais “novatos” começam cobrando tão pouco que mal conseguem se manter na profissão. Isso se dá pela insegurança em relação a cobrar mais caro e não ter clientes ou vivenciar aquela “famosa zona de aprendizagem”.

O preço mais tradicional é R$1,00 ou R$2,00 por minuto. O que depende também dos preços embutidos no serviço. Nós, da River Sense, começamos cobrando R$2,00 o minuto e hoje passamos para R$3,00 o minuto.

Você pode a diminuir o preço do atendimento considerando o tempo contratado pelo cliente.

Um exemplo simples é: 10 minutos de massagem custa R$20,00, 15 minutos custa R$25,00 e 20 minutos de massagem custa R$30,00.

Considere aqui o padrão de pessoas que deseja atingir. Atendimentos baratos demais atraem pessoas sensíveis a preço, o que pode ser um grande risco para a sua estratégia como profissional massoterapeuta.

Diferença de Shiatsu Laboral, Quick Massage e Método River

É muito comum a confusão entre shiatsu laboral e quick massage. Ambos acontecem na cadeira de massagem e possuem algumas diferenças conceituais.

O shiatsu busca trabalhar os meridianos energéticos do corpo, segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC). O atendimento é mais pontual, usando a digitopressura – pressão com a ponta dos dedos. No shiatsu não costuma haver deslizamentos e amassamentos, são apenas pressões com os dedos.

Você pode entender a quick massagem como uma massagem mais ocidental. A visão sobre energia e meridianos energéticos é desconsiderada. O foco dessa massagem é o relaxamento muscular com manobras diversas com maior foco no amassamento.

A massagem expressa do Método River, que foi o método que desenvolvemos e registramos, possui outra forma de trabalho. Nossa metodologia nasceu com a necessidade que identificamos no mundo real, na prática do mercado e também com as bases da neurociência aplicada ao bem-estar.

O maior diferencial do Método River em relação aos outros atendimentos é a sua intensidade e impacto emocional. As estratégias de comunicação meditativa e manobras que “conversam” com o inconsciente do cliente faz com que 10 minutos pareça uma hora de atendimento.

O primeiro método integral de massagem expressa do Brasil.

Como escolher uma escola de Quick Massage ou Shiatsu Laboral

Nessa hora muita gente acha que “quanto maior a escola, melhor”. Na verdade, não exatamente. Grandes redes de ensino costumam ter o foco em várias frentes no mercado. Elas vendem cursos de administração, contabilidade, entre tantos outros.

Por não viverem a realidade do mercado de massoterapia elas não entendem exatamente o que o profissional precisa para ter sucesso.

Tão valioso quanto aprender a técnica da forma correta é absorver o conhecimento vivencial e prático do professor. Aqui vão dicas valiosas para você considerar na hora de decidir:

1) Verifique se a escola é ética

Se a escola vende o curso para você mesmo você não sendo um profissional formado em massoterapia ou graduado na área da saúde, corra. Ela não está interessada em seu resultado, ela está interessada apenas em seu dinheiro.

2) Verifique a formação do professor

O professor é formado em massoterapia? Tem alguma graduação na área da saúde? Graduação não é essencial, porém, professores graduados costumam ter maior domínio sobre o conhecimento biológico, anatômico e fisiológico necessários para o seu maior resultado.

3) Verifique o conhecimento prático do professor

Há quanto tempo ele ministra aulas? Ele trabalhou com essa técnica? Ele ainda trabalha com massagem expressa? Qual o histórico dele com a técnica, até onde ele levou essa massagem?

4) Verifique se o certificado é registrado

Normalmente essa certificação é de curso livre. Não há problema quanto a isso contanto que tenha uma certificação reconhecida por alguma instituição. Como a Quick Massage já é bem difundida, qualquer escola séria pode entregar certificados. Peça para ver modelos dos certificados.

A Evolução da Quick Massage e Shiatsu Laboral: Método River

O avanço da tecnologia e da neurociência fez muitas práticas de saúde evoluírem nos últimos 20 anos. Práticas como a meditação, aromaterapia e o próprio toque estão tendo aval científico.

Nós unimos ferramentas terapêuticas vindas da meditação, programação neurolinguística, massoterapia, música e psicologia positiva para criar o primeiro método integral de massagem expressa do Brasil.

O maior objetivo da técnica é entregar um grande impacto emocional em poucos minutos. Onde o cliente possa perceber o que de melhor há em si próprio. Ajudá-lo a desenvolver sua capacidade de sentir-se feliz consigo mesmo.

Atualmente nosso treinamento para formar profissionais riversenses acontece apenas presencialmente, em Porto Alegre-RS. Estamos avaliando a possibilidade de transmitir todo esse conhecimento e transformação do Método River usando ferramentas digitais.

Não é necessário que você tenha o curso de quick massage para realizar esse treinamento. Você precisa ter o curso de massoterapia ou ser graduado na área da saúde.