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Encontre seu público alvo para massagem

por Bruno Fontana | | ,

Sua mãe já dizia: “quem quer todo mundo, acaba ficando sozinho”. Existe uma grande sabedoria por trás disso quando se fala de carreira como profissional de serviços. Encontre seu público alvo para massagem aqui e agora.

É muito comum eu perguntar para um aluno sobre quem é o seu público e ele me dizer: “Todos! Todo mundo precisa do que eu faço“.

E pode até ter um fundo de verdade. Quem não precisa de serviços de saúde em um mundo imerso em estresse, ansiedade e sedentarismo? Porém, é exatamente aí que a coisa desanda.

Quando você deseja todos, o seu público não tem forma específica. Você não sabe quem são as pessoas que podem converter em atendimentos e serviços mais rápido. Nem o que falar, como falar e quando falar.

Acaba enviando as mesmas mensagens para pessoas diferentes, que possuem necessidades, experiências e desejos opostos. Caso seja do seu interesse melhorar como profissional você vai desejar acabar com isso imediatamente.

Vá até o final e encontre seu público alvo para massagem.

Por que saber quem é seu público para massoterapia

Algumas vezes o público-alvo vai sendo construído durante o caminho. Você vai compreendendo a dinâmica do mercado, percebendo com mais nitidez algumas características das pessoas que atende e aprende a encontrar essas pessoas.

Mesmo nestes casos, de o público ser construído durante o processo, você vai desejar como nunca saber o que está diante dos seus olhos agora. Isso facilitará sua trajetória e fará com que tenha “olhos de águia” para as oportunidades.

Olha como isso é poderoso…

Se você vender “bem-estar” para um atleta, a probabilidade é que ele esteja menos inclinado a investir do que se fosse um serviço para aumentar sua performance.

O serviço em si pode ser exatamente o mesmo. A grande mudança é na forma com que se comunica ele. Um é falado como “bem-estar” e o outro “aumente sua performance”.

Da mesma maneira, você falar “elimine resíduos metabólicos e sinta-se melhor” pode ser interessante se o seu público for voltado para qualidade de vida.

Não quando o público busca resultados estéticos. Nesse caso a frase poderia ser “reduza medidas imediatamente eliminando líquidos indesejados”.

Aqui você já compreendeu que saber quem é seu público, muitas vezes, separa quem dá certo de quem não dá certo na profissão.

Não saber quem é o seu público te faz correr o risco de “vender carne para vegetariano”. Ele simplesmente não vai querer por não fazer sentido para ele. Encontre seu público alvo para massagem e fale para quem tem mais chances de desejar seus serviços.

Abaixo vou listas os principais benefícios de saber, exatamente, quem é seu público alvo e persona na massoterapia.

1. Melhorar sua identidade como profissional e linguagem para seu público

Imagine que uma pessoa visita hoje as suas redes sociais e vê suas fotos e legendas, destaques e algum vídeo seu. O que ela saberá?

O que ela sentirá? Esse canal de divulgação está falando sobre os problemas que você resolve?

Ela saberá se você resolve os problemas dela? Ela saberá se você compartilha dos mesmos ideais que ela? Tendo um público-alvo claro, uma persona, isso ficará claro como água limpa.

2. Saber o melhor conteúdo para produzir ou compartilhar com seu público

Quando você conhece seu público é possível saber se ele se interessa mais por “beleza” ou por “qualidade de vida”. Existe público para tudo, porém, o que difere é onde ele está e quais são suas características.

Você pode compartilhar com seus contatos no WhatsApp mensagens que vão aleém do tradicional “agende seu horário”. Envie conteúdos que agregam valor para a vida dos seus clientes ou potenciais clientes.

É recomendado que você mantenha um bom relacionamento com seus clientes pelo WhatsApp relacionamento da forma certa!

3. Identificar os melhores canais e eventos para encontrar seu público alvo para massagem

Será que você deve fazer uma parceria com uma academia de até R$100,00 por mês? De R$200,00 a R$300,00 por mês? Com um Crossfit? Feira de orgânicos?

Eventos sociais? Grupos de corrida? Tudo depende de onde o seu público está e o que ele valoriza. Você saberá isso aqui neste artigo.

4. Saber o timing das ações e lançamento de outros serviços ou até mesmo produtos

Quando é a hora certa de lançar algo novo? O que seus clientes podem que você ainda não entrega? Que tipo de produto ou serviço complementa o que você entrega hoje e faz sentido para o seu público?

Imagine que você atenda atletas ou praticantes de esporte de alto rendimento. Provavelmente poderá fazer uma parceria com lojas de suplemento.

Se você trabalha com a parte mais energética, poderá fazer parceria com a loja de orgânicos. É possível saber isso à medida que você sabe quem é seu público para massagem.

5. Saber quando fazer outro curso e que curso fazer

Será que você deve se especializar mais na forma com que entrega uma experiência intensa de bem-estar? Ou será que você deve se aprofundar para entregar mais resultados terapêuticos para o esporte?

O que precisa melhorar para atender ainda melhor as necessidades dos clientes é um dos benefícios de saber quem são, verdadeiramente, eles.

Diferença de público alvo para massagem e persona

público alvo para massagem

Talvez todos os profissionais que não obtêm o resultado desejado passem a vida toda querendo “conquistar todo mundo e não conquistando ninguém”.

Quando se fala de público, logo se tem a dúvida: qual a diferença de público alvo e persona. Existe uma grande diferença e será fundamental para o seu resultado que tenha clareza disso.

Público Alvo

É mais amplo. Diz respeito a um grupo de pessoas. Um grupo que compartilha características em comum. Localidade, algum interesse, gênero, etc.

Exemplo: Mulheres de 25 a 35 anos que praticam algum exercício físico, cuidem da alimentação e moram em Porto Alegre.

Persona

Persona é pessoa. É mais específico. Fala com mais profundidade sobre um perfil específico de pessoa. Um público mais reduzido por ser específico. Porém, é possível visualizar exatamente quem é essa pessoa.

Exemplo: Marta, 30 anos, valoriza o meio ambiente, separa o lixo, tem como prática ajudar as pessoas mais pobres, ocupa um cargo de gestão em uma média empresa. Dá bastante atenção para os seus pais, sente-se culpada por vezes dar menos atenção do que desejaria. Solteira, tem um gato de estimação. Gosta de viajar com amigos. Etc.

A persona está dentro do público alvo. Ela é o segundo passo após determinar um público alvo. É o momento em que você dá um grande zoom sobre quem é a pessoa ideal para investir no seu serviço, para conhecê-la com mais intensidade.

Definindo Público Alvo Para Massoterapia

público alvo para massagem

Agora é o momento da prática. É hora de encontrar seu público alvo para massagem. Definir seu público alvo é simples. Não necessariamente fácil. Claro que se colocar no lugar do seu público de maneira empática vai demandar energia e dedicação.

Perceba que, a medida que você for afinando o olhar e amadurecendo a prática de fazer isso, mais fácil será identificar quem é a pessoa que você verdadeiramente quer falar dos seus serviços – a pessoa com mais chances de comprar de você agora.

Para definir seu público alvo é necessário que você considere quais resultados seus serviços entregam. Quais problemas eles resolvem. Quanto mais você se aprofundar nisso, mais fácil será identificar quais pessoas mais precisam resolver esses problemas.

Abaixo você terá o passo a passo para montar o seu público alvo:

Passo 1 (Aumentando Consciência):

Liste seus serviços;
Liste o que cada serviço resolve.

Exemplo:

público alvo para massagem

Passo 2 (Crie o Público):

Complete os dados. Busque criar aquele que seria o “público ideal”. Imagine um grupo perfeito para os seus serviços.

Exemplo:

público alvo para massagem

Considerações:

Perceba que o público é apenas uma representação ideal do tipo de pessoa que tem mais chances de investir no seu serviço. Se você já tem clientes, avalie com cuidado quais as características principais que eles têm em comum.

Encontre seu público alvo para massagem usando seus clientes já existentes. Identifique padrões.

Definindo Persona Para Massoterapia

público alvo para massagem

Agora, dentro do seu público alvo você irá extrair até 3 perfis diferentes de pessoas. Por que 3? Para você não cair novamente no “todo mundo precisa dos meus serviços”.

Torne a experiência de criação algo agradável. Escute uma música, em um ambiente agradável, perfumado a seu gosto.

Sente-se de forma confortável e que não dê sono. Coloca uma música legal. Cria um ambiente que te agrade de verdade. Faça com que a experiência seja o mais prazerosa possível.

Criou o espaço? Agora vamos. Em uma folha de papel ou no local de sua preferência preencha as informações da sua persona de maneira que seja possível vê-la com total nitidez.

Você identificará esses elementos em sua persona:

  • Nome (Fictício, para ilustrar que é uma pessoa)
  • Idade
  • Orientação sexual
  • Em qual bairro mora
  • Quais seus valores pessoais
  • O que tira o sono dessa pessoa
  • O que gosta de fazer para se divertir
  • Qual seu estilo de vida
  • Onde ela trabalha
  • Quanto ela ganha
  • Qual seu grau de escolaridade
  • Quais locais ela mais frequenta
  • Ela luta por alguma causa, se sim, qual
  • Com que mais interage nas redes sociais

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