fbpx

Desenvolva a atenção plena com esse método

por Bruno Fontana | | , , ,

desenvolva-a-atencao-plena

Você não consegue se imaginar parando para meditar e ficar em silêncio, por achar que a ansiedade impede e que a sua mente vagueia o tempo todo? Desenvolva sua atenção plena com esse método de massagem.

Se você tem dificuldades em estar presente, sofre por antecedência e considera que sua mente divaga demais, leia até  final este texto.

A mente humana é uma mente dispersa, e uma mente dispersa é uma mente infeliz“, diz estudo feito da Universidade Harvard, EUA.

Os psicólogos Matthew Killingsworth e Daniel Gilbert, responsáveis pelo estudo, afirmam que “a habilidade de pensar sobre o que não está acontecendo no momento é uma conquista cognitiva, mas tem um custo emocional“.

O estudo também indica que “a mente divagante dos voluntários é geralmente a causa, e não a consequência, de sua infelicidade“.

Níveis altos de ansiedade estão associados a diversos fatores, contudo, um deles é o que chamamos de estado de presença ou atenção plena, ou melhor, a falta deles.

Não conseguir viver um momento de forma plena faz com que você divague mentalmente entre um passado que não volta e um futuro que não aconteceu, gastando energia atoa, gerando ansiedade e interferindo diretamente na sua qualidade de vida.

Falta de presença diminui sua qualidade de vida

desenvolva a atenção plena

Não estar presente nos pequenos momentos faz com que a sensação de que “o tempo voou” aumente. Por consequência a vida é reduzida em momentos isolados.

O típico perfil da pessoa que fica feliz apenas em algumas datas, quando ganha ou conquista algo, quando é sexta-feira, feriado, etc.

Tendo a sua felicidade escapando pelas mãos logo que esse tempo curto passa e a vida retorna ao estado natural de dia-a-dia. Se você é uma dessas pessoas, provavelmente está assassinando sua felicidade.

Talvez você esteja pensando agora que realmente a sua rotina não é legal, que ela não merece nenhum sentimento bom ou valorização.

Com isso, fica a pergunta: a sua rotina não é legal ou você não está conseguindo enxergar o que de melhor ela possui por não estar presente?

Como o próprio estudo de Harvard revelou, “a mente que divaga é a causa, e não a consequência” da infelicidade e insatisfação.

Provavelmente você não esteja sentindo mais satisfação na sua rotina por estar sempre projetando algo que ainda não tem, que ainda não viveu.

Cada vez menos conseguindo enxergar o que há de melhor no agora – não por que não exista uma boa realidade disponível, mas pelo condicionamento e falta de atenção plena.

Com a falta de presença – atenção plena -, você corre riscos de perder oportunidades, não construir relacionamentos mais saudáveis, perder oportunidades de negócios, diminuir sua produtividade e perder dinheiro, afinal, estar presente é também ser capaz de manter a concentração no que se faz.

Consigo desenvolver a Atenção Plena?

desenvolva a atenção plena

Ao contrário do que muitos pensam, estado de presença é algo desenvolvido. A criança tem isso naturalmente.

Quando ela brinca, cria, interage, ri, chora está totalmente presente na experiência. Para as crianças o tempo passa lenta e proveitosamente.

Lembra quando o aniversário, a Páscoa e o Natal eram os eventos do ano, e parecia que o ano nunca passava para chegar de novo essas datas?

Os 365 dias do ano são os mesmos, não mudaram em absolutamente nada. Podemos supor que se o tempo não mudou, quem mudou foi você, foi algo em sua percepção de realidade.

A medida que você foi crescendo, foi ensinado a pensar no futuro, projetar, se preocupar em sobreviver e tudo que engloba uma vida adulta. Além disso, já viveu dores e experiências que ocupam um espaço considerável em suas memórias.

Ninguém te disse que você poderia crescer e se tornar um adulto incrível sem precisar se imergir em preocupações.

Desenvolva a Atenção Plena com o Método River

desenvolva a atenção plena

A experiência que o Método River entrega vai muito além da massagem tradicional e do sistema muscular. Ele foi desenvolvido para que você desenvolva a atenção plena.

Todos os elementos que formam a nossa metodologia foram selecionados para ampliar a sensação de bem-estar e usar as sensações do corpo para facilitar seu estado de presença, atenção e relaxamento.

Ou seja, todos os elementos – que chamamos de pilares – se interligam em busca do mesmo resultado: fazer com que você sinta o que de mais especial é possível de uma forma extremamente relaxante e rápida.

É comprovado cientificamente que aprendemos mais quando somos estimulados emocionalmente. Quando o aprendizado ocorre através do sentir mesmo que você não perceba conscientemente ele foi potencializado.

Por esse motivo estimulamos seu olfato, tato e audição para trazermos sua atenção o mais rápido possível ao agora, tarefa que se torna mais fácil por ser uma estratégia que gera relaxamento e prazer para você.

Dependendo seu nível de atenção plena e ansiedade, durante a experiência sua mente vai divagar em alguns momentos – menos do que na tradicional meditação -, mas será mais fácil de retomar por estarmos estimulando as sensações do seu corpo.

Quanto mais você realizar as experiências, mais irá desenvolver a capacidade de estar presente durante os atendimentos e também fora deles, por ser uma habilidade sendo construída, um treino mental.

A divagação diminuirá gradualmente, sendo comum na primeira experiência a pessoa experimentar um estado tão puro de atenção que perde a noção de tempo e espaço, imergindo completamente no agora – como as crianças.

Quais benefícios você terá no seu dia-a-dia

desenvolva a atenção plena

O Método River, sobretudo, é um treino mental onde você gradualmente vai aprendendo a aumentar sua acuidade sensorial, ou seja, a percepção e foco no aroma, música, toque e no que de melhor está sentindo naquele momento.

Assim como a meditação tradicional traz resultados para a vida cotidiana, recomendada pelos maiores nomes da saúde e empreendedorismo do mundo como ferramenta para performance, inteligência emocional e qualidade de vida, o Método River se iguala – inclusive por ter a meditação como pilar.

Leia: 9 benefícios comprovados da meditação.

Talvez você precise de mais foco e atenção quando conversa com as pessoas que ama. Talvez precise de mais foco e atenção durante seu trabalho, para aumentar sua produtividade e gastar menos tempo.

Talvez seja necessário desenvolver a atenção plena para aumentar sua qualidade de vida, diminuir ansiedade e controlar o estresse.

Independente do motivo que só você sabe, a habilidade de estar presente irá trazer resultados incríveis para a sua história! Desenvolva a atenção plena com esse método de massagem expressa agora.

Permita-se viver hoje o que de melhor é possível. Agende uma experiência e depois nos conte como foi, com sorrisos no rosto 🙂