fbpx

Como cobrar mais caro na massoterapia

por Bruno Fontana | | ,

como-cobrar-mais-caro-na-massoterapia

Eu verdadeiramente acredito que serviços que levam amor e ajudam pessoas devem dominar o mundo, e é por isso que você deve ler este texto e aprender a como cobrar mais caro na massoterapia.

Muitos profissionais possuem crenças negativas e limitantes em relação ao dinheiro.

Pensam que o fato de ganhar dinheiro está atrelado ao capitalismo desenfreado, que dinheiro é sujo, que não traz felicidade e portanto não devem buscá-lo.

Talvez seja seu caso, talvez não. Talvez já tenha entendido que o dinheiro é apenas uma ferramenta, e como ferramenta cada um usa a sua maneira.

Dinheiro apenas aumenta aquilo que a pessoa já é. Alguém verdadeiramente bom, com dinheiro, pode transformar positivamente mais vidas do que sem dinheiro.

Enquanto uma pessoa ruim, pode expandir sua maldade. O problema não é a ferramenta, e sim o coração de cada um. Simples assim.

A grande verdade é que quanto mais você atender e ganhar bem para isso, mais terá condições para fazer atendimentos comunitários para os que não têm condições de pagar.

Médicos no mundo inteiro fazem isso. Primeiro cuidam de si, da sua família, estabelecem a sua base. Depois, como retribuição social, atendem gratuitamente a população que não pode pagar.

Fazer o inverso é perigoso. Não que não possa haver doação desde o início, obviamente pode. Essa doação apenas não pode ferir a sustentabilidade da sua própria profissão.

Por isso você precisa aprender a como cobrar mais caro na massoterapia, para ter uma vida mais confortável e maior sustentabilidade para que consiga doar mais e tornar o mundo melhor.

Sem gastar energia vital com preocupações básicas, como contas de consumo, agenda vazia, ansiedade por falta de resultado, etc.

O que as escolas de massoterapia NÃO ensinam

como-cobrar-mais-caro-na-massoterapia

Tenha certeza de uma coisa: nenhuma escola, curso livre, técnico de massoterapia no Brasil ensina a como cobrar mais caro na massoterapia.

Busquei sites de escolas de massoterapia e terapias holísticas em São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Bahia, entre tantos outros lugares e nada.

Estudei as grades curriculares de escolas de massoterapia e experiências já vividas por mim em mais de 3 escolas em Porto Alegre e Região: nenhum lugar aborda as estratégias que você verá aqui.

Não importa se você trabalha com shiatsu terapia, massoterapia, reflexologia podal, reiki, método Renata França, ou outras práticas integrativas e complementares de saúde.

As dicas que darei agora servirão como uma luva para o seu crescimento profissional. Vou te mostrar o porquê você deve cobrar mais caro e como fazer.

Além de mostrar quais são os mecanismos que serão acionados no cérebro dos potenciais interagentes, fazendo com que eles tomem a ação de contratar os seus serviços com mais facilidade.

Viver bem de massoterapia vs cobrar pouco [leia com atenção]

como-cobrar-mais-caro-na-massoterapia

Culturalmente nos ensinaram que para vender mais e mais rápido teríamos que baixar o preço, e não aumentar. Imagine, “quero vender mais, então vou aumentar o preço“, definitivamente você não vê isso por aí!

É contra intuitivo achar que você pode vender ainda mais atendimentos se cobrar mais caro, né? Com essa crença fica bastante difícil aprender a como cobrar mais caro na massoterapia.

Hoje eu estou aqui para quebrar este paradigma e fazer com que você, de uma vez por todas, entenda que diminuir o preço dos seus atendimentos, além de dificultar a sustentabilidade da sua profissão não é uma boa estratégia.

Isso pode prejudicar a imagem que está transmitindo como profissional, repelir os clientes que podem pagar a mais e tornar impossível de viver bem dos seus serviços no médio e longo prazo.

O cérebro explica o porquê

como-cobrar-mais-caro-na-massoterapia

Antes de mais nada, vou esclarecer para você um mecanismo compreendido e usado pelos maiores mestres em venda: os atalhos mentais. Eles farão com que você entenda e aprenda a como cobrar mais caro na massoterapia – ou em qualquer outro serviço.

O que você precisa entender agora é que estes atalhos são padrões pré-estabelecidos de comportamentos ou crenças que estamos condicionados a seguir.

Nosso cérebro foi feito para buscar atalhos, buscar caminhos que gastam menos energia para realizarmos ações e tomarmos decisões com mais velocidade e facilidade.

Ou seja: estes atalhos atuam a nível inconsciente e quase sempre de forma automática, não importa o que você pense ou acredite nesse exato momento.

Um exemplo prático [como cobrar mais caro na massoterapia]

como-cobrar-mais-caro-na-massoterapia

Por um único curso que fiz, de 7 dias, eu paguei 7 mil reais. Mil reais por dia.

Pense agora sobre a qualidade desse curso, estrutura, conteúdo, transformação que ele gerou. Será que foi bom?

A probabilidade de você responder “nossa, claro que foi bom! 7 mil reais” é muito alta. Por que isso acontece?

É um atalho mental, é um viés, uma programação cerebral de julgamento já estabelecida. Tendemos a julgar o que é caro como igual ao que é bom.

A conta é simples, caro = a bom.

O inverso também é verdade. Se existe uma programação de caro = a bom, também podemos subentender que barato = a ruim!

Exatamente, quando você disponibiliza descontos exorbitantes, ou descontos sem uma estratégia estabelecida e inteligente, está assassinando a sua credibilidade, está entrando no grupo da “percepção barato = a ruim“.

Massoterapeuta “barato=a ruim” vs Massoterapeuta “caro=a bom”.

como-cobrar-mais-caro-na-massoterapia

Quando você entra no grupo “barato = a ruim”, todas estas pessoas que viram o preço vão gravar inconscientemente a sua imagem e o seu serviço como “ruim”.

Esse registro, quando estabelecido, é mais difícil reestruturá-lo, comparado à estratégia de primeiro cobrar mais caro (caro = a bom).

Ao entrar no grupo barato = a ruim, a credibilidade e a confiança, dois fatores bastante importantes para que profissionais do bem-estar tenham sucesso na carreira, são enfraquecidos.

Lembrando de uma coisa bastante importante aqui: não estou fazendo apologia ao capitalismo e a cobrar mais do que se deve.

Apenas cobrar da forma correta, sustentável e adequada por um serviço que seja prestado com qualidade.

Caso não haja qualidade, esqueça. Esse texto e estratégia não são para quem não entrega qualidade.

Cobrar mais caro na massoterapia, dói?

como-cobrar-mais-caro-na-massoterapia

Entre os motivos pelos quais você talvez tenha medo de cobrar mais caro estão o medo do não, da rejeição, de não vender, insegurança, crenças limitantes sobre dinheiro, trabalho, etc. A desvalorização do seu próprio trabalho ou de você mesmo também podem ser fatores importantes.

Vender barato parece mais fácil, é verdade. Mas, normalmente é uma armadilha mental que você mesmo cria e cai nela. Para aprender a vender mais caro a massoterapia você precisa se desvincular dessas crenças limitantes.

Parece normal vender barato porque é comum ver profissionais brigando neste mesmo ringue. São poucos os que buscam o conhecimento para sair dessa caixa de escassez.

Quanto mais você amadurecer seu lado profissional, mais verá que cobrar um preço que mal dá para pagar o que precisa não é uma boa estratégia.

Além de ser, muitas vezes, um tiro no pé que vai durar um longo período: você provavelmente atraiu os clientes errados e está penando por isso.

Os clientes errados são aqueles que não estão dispostos a investir o preço, mas querem o benefício do serviço.

Acabam querendo levar a conversa sempre para um desconto além do padrão, uma permuta meio sem noção.

O preço baixo é ilusão da sua cabeça

como-cobrar-mais-caro-na-massoterapia

O preço em si é apenas um fator de segmentação, de separação entre “bons clientes e clientes ruins”. Ou simplesmente quem pode pagar determinado preço e quem não pode.

Ou até mesmo quem valoriza o serviço ao ponto de investir, de pagar por ele, e quem não valoriza ao ponto de não pagar. Por isso aprender a como vender mais caro a massoterapia é essencial: conectar o público certo.

Pagar ou não pagar é um divisor de valores. As pessoas tendem a pagar pelo que entendem o valor e acreditam que faz sentido para si, e acham caro aquilo que, para si, não faz sentido.

Principalmente em mercados que trabalham com serviços o preço é ainda mais subjetivo. O serviço é um bem intangível, é uma experiência, algo que entrega um determinado resultado mas não possui exatamente uma forma.

Diferente do produto, que é algo tangível, material, com utilidade prática, técnica, estética, etc. Um produto facilmente é posto ao lado um do outro e comparado. Um serviço, por ser intangível, não.

É comprovado por diversos estudos, sobretudo em relação a serviços, o quanto uma conexão humana e entrega de resultados é mais importante do que a diferença de preço.

Portanto, se duas pessoas vendem copos, os copos são avaliados e comparados. Se observa qual é o mais durável, espessura do vidro, tamanho, e custo-benefício.

Dois massoterapeutas, não. A análise é em relação ao seu desempenho, profissionalismo, resultado que entrega, simpatia, etc. Coisas normalmente mais intangíveis e sensoriais, emocionais.

Porém, não vá achando que você não é avaliado como “produto”. As pessoas também observam seu uniforme, seu material e o ambiente em que atende.

Quando eu estava atendendo em uma empresa parceira, com o Método River, ouvi de uma das alunas do local, Luciana, a seguinte frase: quero um atendimento de uma hora contigo, por favor, me cobra o preço que quiser.

Isso aconteceu por que gerei valor a ela, entreguei a transformação que prometi ou ainda mais do que prometi. Fiz com que ela me percebesse um profissional diferente, dedicado 100% a entregar resultado, com amor e carinho.

Nesse momento, o valor percebido que ela teve de mim e do meu serviço foi alto. Tão alto ao ponto de me pedir um atendimento de massagem na maca pelo preço que fosse.

Observação: essa mesma pessoa quis me indicar dezenas de empresas para atendimentos com o Método River, o primeiro método integral de massagem expressa do Brasil.

Ou seja: entregue resultado e valor sempre, e só depois de entregar resultado e valor pense em receber. Impossível querer aprender a como cobrar mais caro na massoterapia sem isso.

O que fazer agora? Como cobrar mais caro na massoterapia:

como-cobrar-mais-caro-na-massoterapia

Vou ensinar agora uma técnica poderosa usada por praticamente todas as indústrias, cursos ou serviços que entendem de marketing e psicologia do consumo.

É um princípio da percepção humana, chamado princípio do contraste. Vou exemplificar para ficar ainda mais fácil de entender.

Marcas de eletrodomésticos usam muito o princípio do contraste para vender seus produtos em exposição na frente das lojas. Como elas fazem: colocam dois produtos semelhantes, vamos imaginar geladeiras.

Colocam uma ao lado da outra, porém, uma é R$3.000,00 e a outra é R$1.500,00. A geladeira mais cara é colocada de uma maneira que possa ser vista primeiro.

Agora você imagina que é por que eles querem vender a mais cara primeiro, óbvio. Só que não! O que ninguém sabe, é que as lojas não querem vender a geladeira de R$3.000,00 neste momento, elas querem vender a de R$1.500,00.

A geladeira de R$1.500,00 sozinha, sem um ponto de referência, de comparação, pareceria mais cara na mente do consumidor. Porém, ao lado de uma geladeira de R$3.000,00 ela parece bem mais barata do que verdadeiramente é.

Com isso, a pessoa se sente ainda mais atraída a trocar a geladeira velha de casa, e pagar “apenas”, R$1.500,00 por uma nova, que é só a metade de R$3.000,00.

Como aplicar nos seus serviços e cobrar mais caro hoje!

como-cobrar-mais-caro-na-massoterapia

Importante consideração: o primeiro contato que a pessoa deve ter é com o mais caro, sempre. Quando falamos de preço, sempre o mais caro vem primeiro. Isso é o que vai registrar no inconsciente da pessoa e fazer com que ela perceba os próximos preços mais baratos do que são.

Você pode criar várias formas de divulgar os seus serviços com base no princípio do contraste. Aqui vou compartilhar uma estratégia simples, que já ensinei profissionais a usarem:

Se o seu atendimento custa 100,00 dentro de um pacote com 5 sessões, você pode fazer o seguinte:

O primeiro atendimento R$150,00. Por ser o atendimento que mais conversa com a pessoa, para compreender melhor a sua necessidade (sempre justifique um porquê). Os próximos atendimentos são R$87,50.

Com isso, você está usando o princípio do  caro = a bom, comparando R$150,00 com R$87,50 (praticamente a metade do preço).

O resultado final para você não será alterado, cada atendimento ainda é o equivalente a R$100,00, apresentado de uma maneira estratégica.

O que acontece no cérebro do potencial cliente

como-cobrar-mais-caro-na-massoterapia

O grande objetivo é mudar a conversa interna e o estado emocional do potencial cliente ao se deparar com essa forma de apresentar o seu serviço. Essa é a grande chave para aprender a como vender mais caro a massoterapia.

Todas consultas 100 reais

A conversa mental do cliente (aquilo que ele pensa): hum, toda consulta um investimento de 100 reais talvez seja pesado, tá caro.

O estado emocional do cliente (aquilo que ele sente): tenho medo de faltar para outra coisa, estou inseguro de me arrepender.

Com o princípio do contraste [R$150,00 vs R$87,50]

A conversa mental do cliente: 87 é muito menos que 150, nossa, pagando só a primeira assim e as outras só 87 fica bom!

O estado emocional do cliente: a primeira sessão é mais custosa para personalizar ainda mais o atendimento, que legal! Me sinto mais seguro, acho que essa pessoa é mais profissional por considerar essa personalização.

Comparação sem contraste vs com contraste

100 reais é um valor cheio. É comprovado por estudos de psicologia do consumidor e precificação que valores cheios parecem mais caros. 100 reais para a nossa mente inconsciente é muito maior e desconfortável do que 87.

Portanto, quando fazemos o contraste de uma consulta de 150 (a primeira impressão), por 87, fica uma disputa desigual, e o cérebro olha para 87 com uma sensação de “nossa, muito menos!”.

O 87 rouba a cena, pois são mais numerosos e consideravelmente menor. 150 é apenas a primeira vez, servindo para colocar um ponto de comparação na mente do potencial cliente.

Racionalmente sabemos que não são diferenças enormes, mas o estado emocional é diferente.

É com ele que você precisa aprender a conversar. É ele que decide se alguém compra ou não. Cobrar mais barato do que deve é um erro, como você viu. Fiz um levantamento de 7 erros, onde este é apenas um deles.

No próximo tópico deste texto, você terá a oportunidade de compreender mais profundamente os outros 6 erros e ir ainda mais longe.

Esse foi só um erro. Imagine saber os outros seis.

como-cobrar-mais-caro-na-massoterapia

Você acabou de aprender a como cobrar mais caro na massoterapia. Estou entregando este texto a você de forma gratuita, para que o mercado do bem-estar cresça cada vez mais.

E mais pessoas com propósitos do bem, assim como você, possam viver ainda melhor da arte do toque.

Para contribuir ainda mais, separei um material especial para que você entenda outros 7 erros mortais que podem estar assassinando a sua carreira como profissional e você não está percebendo!

Sem dúvida, e você sabe disso, o primeiro passo é trazermos para o consciente aquilo que precisa ser mudado!

Neste eBook eu falo com mais profundidade sobre cada erro, citando situações reais e formas de sair deste ciclo vicioso de falta de resultados.

Só clicar no botão abaixo e boa leitura.