fbpx

8 benefícios da gratidão comprovados pela ciência

por Bruno Fontana | | ,

8 benefícios da gratidão

Descubra os 8 benefícios da gratidão comprovados pela ciência e o mais importante: como conquistá-los hoje.

Se sente pressionado pela vida, pelas metas, pelos objetivos, pelas expectativas que possui e as que colocaram em cima de você? Você acredita que se conquistasse tudo isso seria feliz, leve e grato pela vida?

Você não é a única pessoa a se sentir assim. Vivemos na era da informação, da projeção de futuro, do planejamento de carreira, da busca por uma vida que ainda não temos e que nos disseram que precisamos construir.

Porém, não é atoa que dados da OMS estimam que 18,6 milhões de brasileiros sofram de ansiedade, considerado o país com maior índice do mundo. Essa busca frenética por resultados acaba direcionando pessoas despreparadas emocionalmente a olharem sempre para o futuro e nunca para o presente.

Talvez você procure a felicidade no lado de fora. Ou só se permita ser felizes de maneira condicionada, quando se algo bom acontecer. Esse condicionamento está programado na esmagadora maioria das pessoas.

Você aprenderá o que a ciência diz sobre o tema, quais benefícios reais terá em sua vida e como desenvolver gratidão com dois exercícios simples e poderosos.

Sairá com mais recursos do que agora e terá a psicologia positiva do seu lado. Irá transformar a satisfação e gratidão de viver em uma estratégia para consolidar seus objetivos e sonhos.

A diferença de gratidão e obrigado

8 benefícios da gratidão

Muita gente acha que “muito obrigado” é igual gratidão. Obrigado vem de obrigação, uma ação obrigada a acontecer e não necessariamente genuína.

Obrigado é um processo predominantemente cognitivo e racional, e gratidão é um processo predominantemente emocional.

A gratidão que acreditamos e é a mesma defendida pela Psicologia Positiva: uma expressão leve e incondicionada, independente se aconteceu algo bom ou ruim. Faz com que seja possível manter o sentimento de gratidão até mesmo durante experiências negativas.

Você pode estar se perguntando: Bruno, como vou sentir gratidão se algo ruim aconteceu? Isso é contra intuitivo e não faz sentido.

Exatamente aí que mora uma das mágicas da gratidão, veremos o porquê disso com mais profundidade ao decorrer do texto.

Entenda o potencial desta mentalidade. Imagine ser possível sentir-se bem até mesmo durante experiências que para a maioria das pessoas são completamente ruins.

Imagine poder elevar seu nível de resiliência e habilidade emocional através da capacidade de se sentir bem até nas piores marés da vida. O que isso traria de resultados?

Como seria conseguir rir até mesmo quando os outros choram? Conseguir se manter firme quando os outros amolecem? Conseguir construir, tijolo por tijolo, a melhor versão de si mesmo?

Ser grato é uma estratégia que torna o caminho tão prazeroso quanto a conquista do objetivo final.

Diferentes tipos de gratidão

diferentes tipos de gratidão

Existem diferenças impostantes entre os tipos de gratidão. A primeira tende a seguir apenas um “efeito manada”, sem autenticidade. A segunda é sentida, porém, não como uma busca consciente. Já a terceira é o grande objeto de estudo da ciência e Psicologia Positiva.

Você irá se identificar com alguma delas. O importante aqui é não haver julgamento e nem culpa, caso você se identifique com um tipo de gratidão inadequado.

Gratidão Estética

8 benefícios da gratidão

Aquela gratidão como protocolo social. Quando se usa a palavra e não sente a experiência emocional. Quando apenas aparentamos estar dando valor para aquilo que merece valor, quando na verdade é apenas da boca para fora.

Normalmente associado às redes sociais, hasgtags de #gratidão, #gratidãopelavida, etc. Obviamente é possível que haja autenticidade, porém, o que se vê na maioria das vezes é uma ação automática e “modismo”.

Gratidão Passiva

8 benefícios da gratidão

Quando verdadeiramente sentimos a gratidão e vivenciamos a experiência, porém, de forma passiva. Quando você permite ter essa emoção apenas em momentos isolados.

O grande problema deste tipo de gratidão é ser grato as vezes e não sempre. Você se condiciona a se sentir grato quando acontece algo atípico.

Gratidão Ativa

8 benefícios da gratidão

Essa modalidade é o objeto de estudo da maioria das pesquisas científicas sobre gratidão. Os pesquisadores estimulam exercícios de gratidão e avaliam os resultados obtidos.

É para fortalecer esse tipo de gratidão que a River Sense existe. Gratidão ativa acontece quando você escolhe, racionalmente, criar ações para se sentir grato e colher os benefícios disso.

É quando não precisa esperar nenhuma situação isolada e se coloca no papel de responsável pela transformação do seu padrão emocional através da busca por elementos do seu dia a dia pelos quais deve ser grato.

Exatamente esse tipo de gratidão que você aprenderá a desenvolver.

A ciência da gratidão e 8 benefícios comprovados

8 benefícios da gratidão

Estudos internacionais que buscaram compreender o funcionamento cerebral durante experiências de gratidão revelaram fatos impressionantes.

Diferente do que muitos pensam, processos emocionais possuem um viés extremamente físico e fisiologicamente explicável. São tão tangíveis quanto qualquer outra parte do corpo. Isso é o que as neurociências vêm revelando nos últimos 30 anos.

Conforme uma parte do cérebro é ativada, gera uma maior estimulação elétrica, fluxo sanguíneo liberação de neurotransmissores e hormônios.

Essa atividade cerebral pode ser mapeada e vista através de equipamentos tecnológicos, como o eletroencefalograma.

A seguir os benefícios da gratidão que já possuem aval científico.

1# Benefício Comprovado: Gratidão melhora o comportamento social

8 benefícios da gratidão

O primeiro dos 8 benefícios comprovados da gratidão é a melhora social. Existe uma maior ativação da linha medial do córtex pré-frontal durante experiências de gratidão, porção do cérebro que fica imediatamente atrás da sua testa. Essa região é tipicamente associada pelos cientistas como essencial na socialização e empatia.

Por esse motivo, praticar a gratidão pode fazer com que você seja mais empático, automaticamente melhorando sua comunicação e favorecendo sua vida social.

2# Benefício Comprovado: Gratidão melhora o relacionamento amoroso

gratidão-melhora-romance

Gratidão potencializa a formação e fortalecimento de relações humanas. Isso explica a sua inclinação a querer retribuir de alguma maneira as pessoas a quem você é grato.

Seja grato e perceba sua vontade de se aproximar ainda mais das pessoas. Além de que a linha medial do córtex pré-frontal também ser associada ao desenvolvimento afetivo, tão importante para os relacionamentos.

3# Benefício Comprovado: Gratidão melhora a regulação emocional

8 benefícios da gratidão

O terceiro dos 8 benefícios comprovados da gratidão tem a ver com a regulação emocional. A linha media do córtex pré-frontal também está associada ao sentimento de tranquilidade e relaxamento. Além de processos de regulação emocional, sejam eles positivos ou negativos.

Por consequência, praticar a gratidão pode melhorar a capacidade de inteligência emocional.

4# Benefício Comprovado: Gratidão melhora a regulação do estresse

gratidão-melhora-estresse

Elevados níveis de estresse aumentam o risco de infarto, derrame cerebral, doenças do cérebro como a depressão, ansiedade e Alzheimer. Além de hipertensão, envelhecimento precoce, entre outros.

Experienciar a gratidão transforma estruturas mais profundas do cérebro, como o hipotálamo. Ele é essencial na regulação de processos biológicos básicos, entre eles o estresse. Isso faz com que exercer gratidão reduza o nível de estresse.  Nosso quarto colocado dos 8 benefícios comprovados da gratidão.

5# Benefício Comprovado: Gratidão melhora a qualidade do sono

gratidão-melhora-o-sono

Durante o sono são realizados processos biológicos bastante importantes para o equilíbrio da vida.

Memórias de curto prazo são passadas para longo prazo, renovação celular, liberação hormonal: hormônio do crescimento, testosterona, entre tantos outros.

Praticar a gratidão melhora o sono através da regulação do estresse, ansiedade e sensação de bem-estar.

6# Benefício Comprovado: Gratidão melhora o sistema imunológico

8 benefícios da gratidão

O corpo naturalmente possui a busca do equilíbrio como lei. Essa lei chama-se homeostase. Para que a Homeostase aconteça de forma adequada, o corpo precisa de um ecossistema específico.

Estresse demasiado e ansiedade demais interferem negativamente no equilíbrio do corpo, desde o Ph do sangue até a liberação de neurotransmissores.

Ou seja, pelo fato de a gratidão contribuir no combate ao estresse, ansiedade e melhora na regulação emocional consequentemente impacta mo sistema imunológico e protege seu corpo de doenças e vírus nocivos à sua saúde.

7# Benefício Comprovado: Gratidão melhora a motivação

cérebro-de-quem-pratica-gratidão

O Sistema Dopaminérgico, uma parte profunda do cérebro que é estimulada durante a gratidão, é um sistema que envolve os processos de motivação e prazer. A experiência de gratidão nos torna mais motivados e possui um prazer em si mesma.

O aumento da motivação pode funcionar, inclusive, para iniciar atividades físicas ou como fonte de inspiração para o início de projetos importantes para você.

8# Benefício Comprovado: Gratidão aumenta o bem-estar subjetivo

gratidão-aumenta-bem-estar

Chegamos ao último dos 8 benefícios comprovados da gratidão, mas não menos importante. Falar de cérebro é sempre falar de complexidade e correlação. A prática de gratidão envolve várias partes do cérebro e sistemas do corpo.

A sensação de bem-estar pode surgir pelo estímulo do Sistema Dopaminérgico. Responsável pela sensação de prazer, controle do estresse, ansiedade e aumento da empatia.

O que realmente importa aqui é a questão prática: sentir-se bem!

Como desenvolver gratidão na prática

Você verá duas formas incríveis de desenvolver gratidão e colher esses benefícios tão sonhados por todos. A essa altura você já entendeu a importância de ser grato e como a sua vida pode – e vai – mudar no momento em que decidir praticar ativamente a gratidão.

Todo grande resultado nasce da consistência de pequenas ações. Por isso, o simples e o óbvio precisam ser feitos e levados a sério para que você possa colher grandes resultados com o tempo.

Busque conhecer e executar os dois métodos – um não anula o outro, pelo contrário, se complementam.

Exercício das três bênçãos

lista-de-gratidão

Ao final do dia escreva em um caderno 3 motivos pelos quais você deve ser grato. Deve ser à mão porque assim a experiência será mais sensorial. Estudos mostram que a escrita à mão melhora a memorização e potencializa a experiência de aprendizado.

Os motivos não precisam – e não devem – ser mirabolantes e eventuais. Precisam ser 3 coisas que aconteceram durante o dia. Ao lado de cada motivo, escreva o porquê de terem acontecido.

Por exemplo:

Motivo 1: Consegui tomar café da manhã com tranquilidade – por quê: dormi bem e acordei mais cedo e disposto.

Motivo 2: O porteiro do prédio me ajudou a carregar minhas compras – por quê: ele me considera uma pessoa legal.

Se fizer isso por aproximadamente um mês, estudos revelam que o nível de bem-estar subjetivo tende a aumentar com significância.

Método River: aprendendo gratidão de forma prazerosa

gratidão-com-massagem

Lembra que falamos sobre a gratidão genuína ser um estado emocional? O Método River foi criado para facilitar e conduzir você a este estado emocional, porque faz com que consiga perceber e agradecer com alto teor emocional algo ou alguém importante em sua vida.

Criamos o primeiro método integral de massagem expressa do Brasil, fazemos uso da música, aromaterapia, massagem, meditação e gratidão para entregar uma experiência multissensorial de bem-estar que possa ir muito além da massagem tradicional.

O primeiro pilar do método é a condução meditativa, que traz a sua atenção ao momento presente com mais facilidade. A música facilita ainda mais o aprofundamento da experiência, cria a atmosfera perfeita por que isola os sons externos.

O aroma desperta sensações incríveis e durante 10, 15 ou 20 minutos – dependendo da sua escolha – enquanto a massagem acontece no ritmo da música e causa sensação de fluidez.

No final da experiência você estará da forma adequada para agradecer profundamente por algo que faça sentido para você, tornando real todos os benefícios que falamos aqui.

O profissional seguirá uma linha técnica durante o atendimento e conduzirá sempre no final a gratidão, justamente por ter feito você experimentar sensações intensas e positivas durante o processo a gratidão poderá acontecer com mais facilidade no final.

Permita-se sentir o que de melhor é possível agora mesmo. Encontre um profissional e agende sua experiência multissensorial de bem-estar.